quinta-feira, 10 de outubro de 2024

QUEM É QUEM EM SANTARÉM

Fizemos a análise dos perfis dos candidatos a Prefeito de Santarém que vão disputar o 2º Turno. Ficha técnica, profissão, histórico político e polêmicas.

JK

Idade: 49 anos.

Profissão: Blogueiro, atualmente Vereador.

Politicamente, sempre teve algum tipo de ligação com o poder público municipal, circulando no meio político, inclusive no governo da ex-Prefeita Maria do Carmo (PT). Foi candidato a Vereador em 2012 pelo PDT, recebendo apenas 2 votos. Em 2014, JK assumiu a Comissão Provisória do PCdoB, em Santarém. Em 2020, já filiado ao PSDB, foi eleito Vereador. Tentou a vaga para Deputado Estadual em 2022, também pelo PSDB, mas não conseguiu. Com o surgimento da “Onda Bolsonaro”, se filiou ao PL e está usando a imagem do ex-Presidente em sua campanha, mesmo tendo sua vida política inteira em partidos de esquerda, como PDT e PSDB, e extrema-esquerda, como o PCdoB (Partido Comunista do Brasil), fato que vai contra toda a ideologia da direita dos bolsonaristas.

JK sempre esteve envolvido em polêmicas. Recentemente, JK viajou a Brasília, com a justificativa de que trataria de "assuntos inerentes ao município", mas um vídeo acabou comprovando que a viagem, com diárias pagas pela Câmara, serviu apenas para articular apoio para sua candidatura, já que não existiu qualquer benefício real para Santarém.

 

ZÉ MARIA TAPAJÓS

Idade: 68 anos

Profissão: Empresário

Zé Maria Tapajós foi Vereador de 1989 a 2012, estando na Presidência da Câmara em 1995 e de 2007 a 2012. Em 2012, foi candidato a prefeito. Em 2018, disputou eleição para Deputado Estadual, ficando na 1ª suplência. 2020 foi reeleito vice-Prefeito. Em janeiro 2021, renunciou para assumir o mandato de Deputado Estadual. 2022 Foi candidato a reeleição. Em fevereiro 2023, assumiu a secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas. Em abril 2024, pediu exoneração para ser candidato a Prefeito de Santarém. 

Zé Maria Tapajós sempre mostrou um direcionamento coeso. Construiu um grande capital político através dos mandatos que exerceu, acumulando experiência na administração pública. Cumprindo seu Plano de Governo, poderá levar Santarém a se destacar, ainda mais, entre os Municípios da Região Oeste do Pará.