SANTARÉM PODE FICAR SEM ESTADUAL E FEDERAL

 


A cidade vive um momento forte de representatividade na política estadual e federal, com os Deputados Estaduais Maria do Carmo (PT) e João Pingarilho (PODE) e o Deputado Federal Henderson Pinto (MDB). Mas as movimentações dos políticos de fora estão colocando em risco a permanência, ou o aumento na quantidade de santarenos eleitos em 2026.

Esta “invasão” de possíveis candidatos não é novidade. Há muito tempo, políticos da capital e de outras cidades passam por Santarém às vésperas de ano eleitoral e prometem investimentos que acabam induzindo parte do eleitorado local a votar neles, tirando votos decisivos dos candidatos de Santarém. E não estão errados, já que têm todo o direito e até obrigação de mostrar serviço em todo o Pará. O que potencializa o risco de levarem os votos dos santarenos.

Para ilustrar esta situação, basta observar alguns políticos de fora que estão começando a aparecer em Santarém.

Por exemplo, Vereador novato David Paiva (REPU) é nascido em Ananindeua e está trazendo o seu pai, Deputado Josué Paiva (REPU), nascido em Monte Alegre, para aparecer em Santarém. Além disso, ainda traz o nome do Deputado Federal José Priante (MDB - Belém) em suas publicações.

O ex-Vereador JK, derrotado na Eleição para Prefeito de Santarém, fez pior. Trouxe DOIS Deputados Federais, Eder Mauro (PL – Belém) e Caveira que também é do PL, mas nascido em Rio Verde-GO. Além de Rogério Barra, Deputado Estadual e filho de Eder Mauro, também de Belém.

Outros Deputados Federais trazidos por políticos de Santarém, como Renilce Nicodemos (MDB – Marapanim) e Júnior Ferrari (PSD – Oriximiná) estão aparecendo bastante.

Outro fato que tem colocado em risco a reeleição dos Deputados santarenos é a falta de resposta aos ataques promovidos por políticos da oposição. Mesmo que as ofensivas sejam claramente sem fundamento e com o intuito de provocar os eleitores contra Prefeito e seus aliados, a repetição destas informações pode causar um grande estrago a longo prazo. Ou seja, sem as devidas respostas, o futuro político de Santarém pode estar nas mãos de gente de outras cidades.

A importância de representantes estaduais e federais para Santarém é enorme. Caso aconteça a perda destes Deputados, a cidade voltará a ficar em segundo plano, sem maiores investimentos e com futuro político comprometido.