O anúncio foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrel, informando que o "Papa Francisco" morreu às 7:35 da manhã desta segunda-feira (21), horário de Roma.
Ele foi o primeiro jesuíta, o primeiro do continente americano, o primeiro do hemisfério Sul e o primeiro não europeu em mais de 1.220 anos a ser eleito Papa.
Nascido em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936. Estudou Filosofia e Teologia na Argentina, tronando-se sacerdote em 1969. Foi eleito Papa em 13 de março de 2013. Escolheu o nome "Francisco" em homenagem a São Francisco.
CONTROVÉRSIAS
Bergoglio assumiu o cargo máximo da Igreja Católica em um momento controverso, com a retirada polêmica de Bento XVI da posição de Papa. Muitos dizem que Francisco, de comportamento voltado para a "agenda progressista", estava alinhado com o "movimento woke", enquanto Bento era conservador e estaria impedindo a entrada de ideologias que poderiam prejudicar a igreja católica.
Francisco chegou a receber do ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, a imagem de Cristo crucificado no símbolo do comunismo. O fato causou revolta em muitos católicos e afastou muitos fiéis da igreja.
Com a morte de Francisco, o Camerlengo Farrel assume o controle administrativo da Santa Sé, até a escolha do próximo Papa.