A cidade de Santarém se tornou o primeiro município do Estado do Pará a sinalizar oficialmente sua adesão ao Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), que é uma importante ferramenta que estabelece a cooperação federativa entre União, Estados e Municípios na execução de políticas públicas voltadas para a juventude brasileira.

O Sinajuve, tem como principal diretriz a descentralização das ações e a cooperação entre os entes federados e é articulado pela Secretaria Nacional da Juventude, com o objetivo de organizar, fortalecer e monitorar as ações públicas destinadas a jovens de 15 a 29 anos, garantindo que os direitos dessa população sejam respeitados e ampliados nos territórios municipais, estaduais e federais.
Durante o ato de adesão, o coordenador de Formulação de Políticas Públicas da Juventude da Secretaria Nacional da Juventude, Neilson Marques, destacou a relevância do compromisso assumido por Santarém. “Santarém dá um passo firme e pioneiro no Pará ao reconhecer a importância de integrar um sistema que fortalece a rede de proteção, promoção e oportunidades para a juventude. Essa sinalização mostra que a gestão municipal está comprometida com o protagonismo juvenil, com a escuta ativa e com a implementação de políticas públicas estruturantes e permanentes.”
A adesão ao Sinajuve consolida a cidade como referência estadual no que diz respeito à articulação de políticas públicas voltadas à juventude, abrindo caminhos para o fortalecimento do Conselho Municipal de Juventude, ampliação de programas de inclusão, cultura, esporte e qualificação.
O titular da Juventude, Esporte e Lazer de Santarém (Semjel), Pedro Henrique, comemorou a adesão e reafirmou o compromisso da gestão com os jovens santarenos. “É um momento histórico para Santarém. Estar inserido no Sistema Nacional da Juventude significa que o município está preparado para dialogar com outras esferas de governo, acessar recursos, construir indicadores e, principalmente, dar visibilidade às demandas reais da juventude. Temos potencial e agora temos também o respaldo institucional para avançar ainda mais,” falou.
Com essa iniciativa, Santarém dá um exemplo de planejamento estratégico e protagonismo regional, reforçando a importância de políticas públicas bem estruturadas para garantir que os jovens não apenas sonhem com um futuro melhor, mas tenham oportunidades concretas para construí-lo aqui na cidade.
Via: Prefeitura de Santarém.