Mais um capítulo na novela que vem causando desconfiança na direita de Santarém e nos Deputados do PL no Pará. Desta vez, o blogueiro JK se aliou ao Deputado Estadual João Pingarilho, que esteve ao lado de Zé Maria Tapajós (MDB) e com seu vice, Carlos Martins (PT), na campanha de 2024 para Prefeito, assim como foi Secretário Regional de Governo, a convite do Governador Helder Barbalho (MDB).
As tratativas para João Pingarilho pular para o PL já estariam acontecendo desde o final de 2024, logo após a campanha, sem o consentimento do Diretório Estadual do PL, já que não faria sentido algum "pescar" um apoiador de muito tempo da esquerda para um partido que se diz de direita. Este fato é confirmado pela proximidade com integrantes do PT, por exemplo.
O fato de Pingarilho estar de mudança para o PL não agradou muito. Em uma postagem no Instagram que estava apresentando a troca de partido, os comentários foram bastante duros. "Farinha do mesmo saco", "Olha o João vendido querendo biscoito" e "Dois oportunistas que se completam" são exemplos de manifestações na publicação de um perfil, mostrando JK e João Pingarilho juntos.
A entrada de Pingarilho no PL de Santarém joga o partido em descrédito, principalmente entre os apoiadores da direita que estão acompanhando o partido ser usado para articulações com pessoas e partidos de ideologias diferentes. Muitos já se desfiliaram, ou estão em processo de desfiliação do PL, sob o argumento que ficou impossível se manter em um partido que não está cumprindo aquilo que prega, com pessoas da esquerda sendo inseridas apenas pela vontade de JK. Outra situação ainda não confirmada, mas que tem sido comentário constante nos bastidores, é que o PL de Santarém estaria de acordo fechado com uma possível candidata a Deputada Federal que estaria de mudança para o PSD.
Até agora os Deputados Federais do PL Eder Mauro, Delegado Caveira e Joaquim Passarinho não se manifestaram. Caso aceitem a articulação em Santarém, estarão indo contra os princípios da "direita" que defendem.