INCÊNDIOS NO PARÁ: FLAGRANTE DE CRIME AMBIENTAL

 

A situação ambiental do Pará está causando preocupação na população e nas autoridades. Nesta segunda-feira (02/11), o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar estará em Brasília para levar as demandas do município em relação às queimadas e fumaça, em Audiência no Ministério do Meio Ambiente.

O Governo do Pará enviou para o município 8 viaturas do Corpo de Bombeiros para o combate a incêndio florestal. Ainda, o efetivo de bombeiros foi aumentado, com 40 homens a mais para auxiliar nas ações. Serão 120, no total.

Entre os pedidos levados por Nélio Aguiar a Brasília, estão a intensificação da fiscalização e prevenção às queimadas. Além disso, será solicitada ao Ministério do Meio Ambiente uma grande operação do IBAMA na Região do Tapajós, com a utilização de aeronaves, já que o espaço a ser avaliado é muito grande, dificultando o acesso das equipes apenas com carros e embarcações.

Todas as ações têm como objetivos o combate e a prevenção de queimadas, assim como a identificação dos criminosos.

HOMENS SÃO FLAGRADOS ATEANDO FOGO

Na última sexta-feira (29/11), a 1ª Companhia de Policiamento Ambiental – CIPAMB realizou uma grande operação no Ramal do Divino, a 150km de Santarém. Foram identificados diversos focos de incêndio. Alguns indivíduos foram localizados ateando fogo na vegetação, mas conseguiram fugir do local, deixando para trás galões de combustível.