DISPUTA PARA O SENADO PODE INFLUENCIAR OUTRAS CANDIDATURAS

 

Ainda estamos em 2025, mas as articulações para as Eleições de 2026 já estão a todo vapor. Muitos nomes rodam pelo estado e já conseguimos visualizar alguns que estarão na disputa para os cargos.

Em Santarém, Nélio Aguiar e Henderson Pinto são dados como certos para disputar vagas de Deputado Estadual e Federal, respectivamente. Outros nomes, como, Júnior Tapajós, Elielton Lira e Enfermeiro Joziel para Estadual e Neyla Braga para Federal também estão sendo comentados. Mais alguns podem surgir no meio do caminho, para somar no quociente eleitoral, mas de forma discreta.

Quando analisamos a situação dos candidatos a Senador no Pará, vemos uma situação que pode afetar de forma direta as articulações e decisões dos partidos. A polarização entre Helder Barbalho e Eder Mauro traz um cenário onde os detalhes podem fazer toda a diferença. E o principal ponto é como os dois possíveis candidatos têm se comportado na vida pública.

Os apoiadores de Helder Barbalho permanecem fiéis. Pelo histórico político, dificilmente vão mudar de lado e continuarão levando o seu nome. A manutenção do discurso e a experiência política fazem do Governador o nome mais forte no cenário atual.

Eder Mauro surgiu na política apoiado pela família Barbalho, quando foi eleito pela primeira vez Deputado Federal. Este apoio continuou até explodir a “Onda Bolsonaro”, momento em que Eder passou a atacar os Barbalhos para se manter próximo ao ex-Presidente e ganhar espaço na mídia. Porém, vale lembrar que o filho de Eder Mauro, o Deputado Estadual Rogério Barra, assumiu uma Secretaria no governo de Helder Barbalho.

Este fato abre espaço para uma possível “terceira via”. O ex-Senador Mário Couto e o ex-Governador Simão Jatene já demonstram interesse e começaram a se movimentar nas redes sociais.

Com esta configuração, candidatos a Deputado Estadual e Federal estão aguardando as confirmações de candidaturas para saber qual caminho seguir. Muitos estarão confortáveis ao lado dos seus candidatos ao Senado. Outros podem não gostar e mudar completamente a estratégia durante a pré-campanha e campanha, o que pode afetar no desempenho, ajudando ou prejudicando.