Neste domingo (27), uma operação conjunta foi realizada em Santarém para o manejo de ninhos de garças e a remoção de uma árvore morta na Avenida Rui Barbosa. A ação, planejada em reunião técnica na quinta-feira, 24, envolveu a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos, visando a segurança pública e a proteção da fauna urbana.
A operação teve a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SEMURB), Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAP) e a Defesa Civil.
A Equatorial Energia desligou a rede elétrica para garantir a segurança da operação. O Corpo de Bombeiros, com suporte da SEMMA, resgatou cerca de 20 aves, que foram levadas para um habitat mais adequado nas comunidades de Urucurituba e Piracãoera de Cima. Não havia ovos nos ninhos, facilitando o manejo seguro.
Após o resgate, a árvore morta foi removida em parceria com uma empresa privada. O Biólogo Francileno Rego destacou que a operação seguiu todos os protocolos técnicos e ambientais. A Secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, reafirmou o compromisso da equipe em equilibrar a preservação ambiental e a segurança pública.
Monitoramento Futuro
A situação das árvores que abrigam as garças será monitorada pelo Grupo de Trabalho das Garças, criado pelo Decreto nº 1.225/2025, que envolve representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil, visando estratégias para proteção ambiental e segurança urbana em Santarém.
informações: CCOM - Prefeitura de Santarém.