A política de Santarém já apresenta um ambiente que pode se manter até as decisões finais, tomadas nas Convenções partidárias. Nomes certos nas disputas para Deputado Estadual mostram que a campanha terá confrontos por votos dentro da cidade, mas com ampla vantagem de alguns.
Mostrando mais força, temos Nélio Aguiar (UNIÃO),
ex-Prefeito de Santarém, Presidente da FAMEP-PA, Diretor da Confederação
Nacional dos Municípios e Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas. Com
grande experiência e por estar desenvolvendo um trabalho muito bom, segue com o
nome bem avaliado, garantindo apoios importantes em todo o Pará para reforçar a
futura candidatura.
Maria do Carmo tem um histórico padrão de votos, que a mantém como o único nome do PT na cidade para disputar a reeleição. Outros nomes podem surgir na Região Oeste e atrapalhar sua candidatura. Possíveis candidatos de outras regiões do Pará também levam preocupação ao partido, em Santarém. Sua articulação dentro da legenda será fundamental para uma boa campanha.
Erlon Rocha traz uma bagagem política que pode ajudar na articulação por espaço dentro do MDB. Como o partido tem muitos nomes fortes que estão cotados para entrar na disputa, ele pode também pode ter trabalho na articulação em busca de apoio. Precisará reforçar sua base para fazer uma campanha tranquila.
Outros nomes estão sendo ventilados e ainda podem assumir uma posição de destaque, principalmente neste momento de escolhas dos candidatos. Com toda articulação política que está acontecendo, muitos podem mudar de partido, o que pode ser considerado um "tiro no escuro", com alguns acertando o alvo e outros errando.