ACARI NEWS: EDIÇÃO "SEM RESPOSTA"

Não cumprir acordo parece dar tesão para determinados políticos. A velha história de ficar cozinhando apoiadores até conseguirem seus objetivos é um padrão seguido por alguns espertinhos. Na verdade, a coisa fica ainda mais séria quando o apoiador faz até mais do que precisa. E já começaram a aparecer mais reclamações na caixa de entrada do ERPFFR - Escritório de Reclamações Populares e Fofocas do Fundo do Rio. Uma galera está soltando o verbo para cima dos caras.

Alguns exemplos são suficientes para ilustrar a sacanagem. Tem um que prometeu fidelidade em acordo com o apoiador, mas foi só alcançar seu objetivo que só responde de forma monossilábica: "Sim", "Não", "Ok". Isso quando responde! Tem outro que já passou até o telefone para um "assessor" responder. O cara nem quer saber de ouvir as cobranças do que prometeu. E também tem meia dúzia achando que todo mundo que procura quer alguma coisa, mas nem os "Parabéns pela vitória" os caras querem saber. Preferem evitar contato.

Resumindo, tem muita gente boa, políticos que têm responsabilidade e que não voltam com a palavra. Mas já podemos separar o joio do trigo. Ou melhor, o mel da merda. Se eles continuarem achando que a vida é um morango, a decepção pode ser grande. Afinal, tudo é lindo, até o primeiro problema aparecer.

Com informações do Repórter Aruanã, pedindo ajuda aos colegas para conseguir responder todas as reclamações antes do Ano Novo, direto do Fundo do Rio.

FIM DE MANDATO COM ENTREGA DE OBRAS

Nos últimos dias como Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar está apresentando diversas obras pela cidade, principalmente na área da educação, com a entrega da nova UMEI Vitória Régia, unidade própria que atende 235 crianças entre 2 e 5 anos. O investimento foi de R$2.636.264,38.


Neste último fim de semana, Nélio esteve na região do Arapiuns, onde entregou a nova Escola Nossa Senhora Aparecida, assim como reforma e ampliação das Escolas São Sebastião, Monte Sião e Nossa Senhora de Fátima. Ainda, Nélio entregou a nova quadra coberta da Escola São Pedro.


O valor dos investimentos nestas unidades de ensino chegam a quase R$ 9 milhões.


Vale destacar que Nélio Aguiar foi o Prefeito que mais investiu na área da educação, principalmente na estrutura de escolas. A continuação dos investimentos pelo próximo Prefeito será fundamental para Santarém alcançar novos níveis na educação.

SAIBA QUANTO PREFEITURA E CÂMARA VÃO GASTAR EM 2025


A LOA - Lei Orçamentária Anual de Santarém para 2025 traz os valores atualizados que cada órgão da administração pública municipal vai receber para executar os serviços. Esta Lei é apresentada pelo Prefeito e aprovada na Câmara Municipal pela maioria dos Vereadores.

Confira quanto cada órgão público de Santarém custará ao contribuinte:



Caso estes valores não forem suficientes para a manutenção das atividades, a Prefeitura fica autorizada a abrir Créditos Adicionais Suplementares em até 27,5% do valor do orçamento votado.


ACARI NEWS: EDIÇÃO "NARIZ EMPINADO"

Parece que o poder anda subindo para a cabeça de vento de alguns políticos de Santarém. Não vamos citar nomes, nem cargos, mas é importante dizer o que já está acontecendo, mesmo antes sentarem suas buzanfas nas suas poltronas grandes e macias, pagas com dinheiro público. O que tem de mensagem chegando pelos vários canais de comunicação do ERPFFR - Escritório de Reclamações Populares e Fofocas do Fundo do Rio não é brincadeira.

Uma cambada de soberbos já trocou até o número do telefone, só para não atender os eleitores que querem, pelo menos, desejar boa sorte no próximo ano. Outros falavam "meu amigo", "conte comigo", "estarei de portas abertas", mas estão com o nariz tão empinado que vão acabar tropeçando por não olhar um pouco para baixo e ver o que tem pelo caminho.

A verdade é que parte destes "intocáveis" não tem a menor ideia sobre o cargo que vão ocupar, ou esquecerem que só chegaram ali com o apoio do povo que, agora, eles esnobam. Claro, a maioria que continua com humildade e respeito ao povo terá preferência em várias oportunidades. E, como disse o filósofo Acarífocles, "A soberba acaba quando a água bate na bunda".

Com informações do Repórter Pirarucu, com as escamas polidas pelo tempo e experiência de sobra no meio político, direto do Fundo do Rio.

O QUE PODE ACONTECER COM SANTARÉM

Nélio Aguiar e Zé Maria Tapajós

Com o fim do mandato do Prefeito Nélio Aguiar, deixando seu grupo sólido, estabilizado e fiel, Santarém passa a viver um momento político tranquilo e sem expectativas de embates mais sérios, a partir de janeiro. Mas tudo vai depender da forma como Prefeitura e Câmara Municipal vão atuar. Um destaque para Nélio é que ele foi o primeiro Prefeito de Santarém a eleger seu sucessor, alguém que, inicialmente, vai dar continuidade ao seu trabalho.

Após a diplomação de Zé Maria Tapajós e dos Vereadores, temos um cenário favorável para fácil governabilidade, sem muitas discordâncias, já que a base do governo é forte e experiente o suficiente para priorizar as demandas mais importantes da cidade. O que reforça isto é a necessidade indiscutível de cumprir o que foi prometido em campanha.

Os problemas que podem surgir após o início do mandato são os mais comuns da administração pública, como manutenção de espaços, pavimentação de ruas, distribuição de água e saneamento básico em geral. Vale lembrar que Santarém está, há muitos anos, entre as piores cidades mais populosas do Brasil, em relação ao saneamento básico. O serviço é de responsabilidade da COSANPA, que também deixa Belém e Ananindeua em posições muito baixas.

O desenvolvimento econômico vai depender do interesse da Prefeitura e dos Vereadores em apresentar projetos que vão chamar a atenção de empresas para investimentos na cidade. Hoje, para que um município tenha mais autonomia econômica, torna-se indispensável que o comércio seja fortalecido, seja com diminuição de burocracia, ou incentivos fiscais. Geração de emprego e renda devem pautar a base para elevar Santarém a polo econômico da Região Oeste. Caso contrário, ficará dependente de ações pontuais do Governo do Estado.

Todas estas ações ainda serão mínimas para garantir o futuro político dos grupos interessados em estar no poder. É do conhecimento de todos que muitos não têm a visão voltada para a abertura de espaço para indústrias, por exemplo, o que pode travar a cidade por algum tempo. Mas isto tem a chance de derrubar quem não apoia.

A comunicação das atividades da Prefeitura e Câmara Municipal deve se manter sempre atualizada, com um aspecto profissional e cuidadoso. A divulgação das movimentações do Prefeito, Secretários e outros membros do governo tem que ser feita com qualidade, acompanhando a exigência da população em receber material oficial de forma clara e objetiva para melhor entendimento. Esta situação reforça, principalmente, a questão da transparência nas contas públicas, seguindo a Lei de Acesso à Informação, facilitando o acesso e o entendimento a todos.

Para as Secretarias, o futuro depende do planejamento realizado, das equipes montadas pelos Secretários e da vontade de exercer as funções. É importante ressaltar que a qualidade do mandato de um Prefeito depende muito da atuação dos Secretários. Qualquer sinal de falhas mais graves, ou possíveis escândalos, será indiscutível a troca de comando. Caso contrário, Zé Maria Tapajós pode enfrentar o descontentamento da população, além da exposição negativa na mídia.

A partir do início dos trabalhos da Prefeitura e Câmara Municipal, em janeiro,  estaremos acompanhando de perto, informando, comentando e opinando sobre todas as movimentações políticas e atos públicos de interesse da população.

QUEM SÃO AS MULHERES DO GOVERNO ZMT

A escolha da equipe de Secretários e outros cargos do primeiro escalão da Prefeitura de Santarém, feita pelo Prefeito eleito Zé Maria Tapajós, mostra a confirmação da continuidade do trabalho do atual Prefeito Nélio Aguiar, em muitos aspectos.

A indicação das mulheres traz uma visão bem específica sobre cada função a ser desenvolvida por elas. Confira quem são, qual a formação e as suas experiências:

RAYZA REIS

COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO


Jornalista, pós-graduação em Docência no Ensino Superior, formação em Comunicação Institucional e Marketing Estratégico, Repórter e Produtora de TV, Assessora de Comunicação. Foi a Coordenadora de Comunicação da campanha de Zé Maria Tapajós.


KATIANE SÁ

COORDENADORA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO


Formada em Administração, com Especialização em Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Pessoas. Foi Assessora de Gabinete e Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Pará, Direção da Estação Cidadania. Está no cargo de Coordenadora Executiva de Administração na Prefeitura de Santarém desde 2017.


PAULA PIAZZA

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO


Graduada em Direito, com Especialização em Direito Constitucional. Foi Procuradora Jurídica de Santarém de 2013 a 2020. Hoje, está no cargo de Procuradora Geral do Município.


CELSA BRITO

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL


Graduada em Ciências Contábeis, está no comando da SEMTRAS desde 2017. Tem experiência em gestão de empresa. E a atual Primeira-Dama de Santarém.


VANIA PORTELA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE


Bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Processual Civil e Trabalhista. Já foi Secretária de Meio Ambiente, Secretária de Saúde e Procuradora Geral do Município. Hoje é Secretária de Habitação e Regularização Fundiária.


MARIA JOSÉ MAIA

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO


Formada em Pedagogia, com pós-graduação em Administração Educacional. Já foi Professora, Diretora de Escola e Diretora da 5ª URE, vice-Prefeita e Vereadora. E a atual Secretária de Educação desde 2021.


PRISCILA CASTRO

SECRETÁRIA DE CULTURA


Graduada em Letras, Mestre em Educação e Especialista em Língua, Cultura e Sociedade. Professora universitária de Língua Portuguesa, Literatura e Relações Étnico Raciais. Cantora, Gestora Cultural, Diretora Artística e Pesquisadora. Fundadora do Instituto Território das Artes, do CineAlter e do Projeto Sementes Musicais. Foi Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, em 2023.



Estamos aguardando as definições para as Secretarias de Turismo e Finanças para atualização da matéria.

ACARI NEWS: EDIÇÃO "PRÓXIMO SUSPENSE"

Os Secretários do Zé Maria Tapajós já foram quase todos anunciados, faltando só Turismo e Finanças. E quem achou que o suspense ficaria só na Prefeitura, se enganou. Agora, as apostas se voltam para a escolha do Presidente da Câmara Municipal. Os Vereadores interessados já estariam se articulando para assumir o comando da Casa do Povo.

O problema é que temos Vereadores de olho na vaga para Deputado Estadual, dentro de dois anos, e eles querem visibilidade total no mandato. Afinal, precisam aparecer bastante para garantir uma boa quantidade de votos de Santarém. Mas tudo pode se resolver numa conversa no "quartinho dos acordos", onde tudo acontece, antes de ser divulgado.

Falta só eles decidirem quem vai ser o candidato a Deputado Estadual do grupo político da base. A partir daí, vão escolher o comandante da Câmara para os próximos dois anos. E nem adianta pensarem em vaga para Deputado Federal, pois o atual já bateu o pé e disse que vai para a reeleição. 

Com informações do Repórter Aracu-da-Cabeça-Gorda, enfrentando um prato de açaí com farinha de tapioca na Praia do Maracanã, direto do Fundo do Rio.

ACARI NEWS: EDIÇÃO "COMEÇOU A BRIGA"

Santarém

Logo após o anúncio dos Secretários que farão parte do governo Zé Maria Tapajós, surgiram vários questionamentos sobre alguns nomes que ficaram com pastas de altíssima responsabilidade e precisam de uma enorme atenção. Também ficou sem sentido alguns que foram deixados de fora. Isso deixou uma turma de apoiadores com cara de poucos amigos e soltando fogo pela venta.

Claro que ainda tem muito cargo para muita gente, mas quem define são os comandantes das Secretarias, o que ainda deixa o risco de cortar uns e outros. Tudo será alinhado após a preparação das equipes dos Secretários. E já mandaram  até mensagem no AcariZap, soltando os cachorros com as escolhas, mas não podemos fazer muita coisa, a não ser esperar o início dos trabalhos. Se fizerem tudo certinho, sempre pensando no povo e com transparência, vai ganhar o Prêmio Escama de Ouro. Se alguém peidar fora da linha, aí vai receber o Prêmio Pitiú do Acari.

Esperamos que Santarém receba a devida atenção, que Zé Maria Tapajós, sua equipe de Secretários e os Vereadores façam um bom trabalho. E que o pessoal que ficou de fora seja reavaliado, pois tem muita gente boa. Vamos fiscalizar.

Com informações da Repórter Pirarara, repassando todas as informações técnicas e jurídicas dos Secretários escolhidos, direto do Fundo do Rio.

ZÉ MARIA TAPAJÓS ANUNCIA SECRETÁRIOS

Depois de muito tempo de espera e agonia por parte dos apoiadores do Prefeito eleito de Santarém, Zé Maria Tapajós apresenta quem estará no seu governo, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Confira os nomes:

Secretaria Municipal de Saúde - Everaldo Martins Filho;

Secretaria Municipal de Educação - Maria José Maia;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Vânia Portela;

Secretaria Municipal de Cultura – Priscila Castro;

Secretaria Municipal de Infraestrutura - Sérgio Melo;

Secretaria Municipal de Urbanismo – Ronan Liberal Jr;

Trabalho e Assistência Social - Celsa Brito;

Secretaria Municipal de Agricultura - Bruno Costa;

Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – Marcelino Xavier;

Secretaria Municipal de Portos - João Paiva;

Secretaria Municipal de Habitação – Emir Aguiar;

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Pedro Henrique Sousa;

Secretaria de Governo - Ângelo Cesar Coelho Azevedo;

Secretaria Municipal de Administração - Wellington Galdino;

Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico Indústria Comércio e Tecnologia - Michel de Sousa Martins;

Secretaria Municipal de Turismo - ainda não foi divulgado;

Secretaria Municipal de Finanças - ainda não foi divulgado.

Também foram anunciados os nomes dos Coordenadores:

Defesa Civil: Darlison Maia

Comunicação: Rayza Reis

Receita Municipal: Alfredo Seixas

Administração: Katiane Sá

Licitação: Alberto Lavor

A Procuradoria Geral do Município ficou com Paula Piazza.

Estamos aguardando atualizações.

ACARI NEWS: EDIÇÃO "SUBINDO PRA CABEÇA"

Vereador de Santarém

Os Vereadores eleitos nem assumiram e já tem uns e outros achando que estão com o "rei na barriga". Leitores do blog e amigos do Acari entraram em contato para contar como alguns políticos estão se comportando, depois da vitória nas urnas. Durante a campanha era "meu amigo" pra cá, "conte comigo" pra lá, "estou por aqui" e outras palavras bem carinhosas.

Foi só sair o resultado da Eleição e já teve quem trocou de celular, quem não atende mais e nem responde mensagem. Teve um compadre que descascou um, dizendo que o cara, quando era candidato, só faltou oferecer o toba. Hoje, nem olha mais na cara.

Parece que a coisa não muda, não evolui. Estes soberbos esquecem que dor de barriga não dá só uma vez. Às vezes, vem uma caganeira e não vão ter um cidadão para acudir. No máximo, vai ter gente para espalhar a merda. Enfim.

Com informações dos Repórteres Curimatá e Surubim, conversando com o povo para saber o que todos esperam dos Vereadores nos próximos anos, direto do Fundo do Rio.

VEREADORES ELEITOS PODEM ASSUMIR SECRETARIAS

A demora na divulgação dos nomes da equipe de Secretários do governo Zé Maria Tapajós está causando um alvoroço, deixando muita gente preocupada e sem dormir. O principal motivo seria a possibilidade de Vereadores eleitos assumirem Secretarias, deixando para trás alguns que já contavam com o cargo.

De acordo com informações de analistas da política mocoronga, o longo tempo de espera se dá por conta de ajustes na lista de indicados. Como os Secretários devem ser pessoas de extrema confiança, Zé Maria Tapajós precisa avaliar muito bem, antes de decidir. Por isso, alguns Vereadores eleitos podem assumir vaga de Secretário, já que têm grande aproximação com o futuro Prefeito.

Caso a situação se confirme, Vereadores que não foram reeleitos, mas ficaram como Suplentes, podem voltar a assumir uma vaga na Câmara Municipal.

ACARI NEWS: EDIÇÃO "SUSPENSE AGONIANTE"


Depois do resultado da eleição de Zé Maria Tapajós para Prefeito de Santarém, já no dia seguinte, depois de curar a ressaca da comemoração, líderes dos partidos aliados de campanha começaram a planejar o futuro dento da gestão municipal. Até hoje, ainda tem uns e outros querendo morder uma fatia maior do que cabe na boca. É o famoso "guloso", aquele que acaba ficando entalado e com fome.

Mas o Zé já avisou que vai colocar pessoas qualificadas nas Secretarias e outros cargos de confiança. Por questão de lógica, ele deve manter alguns que fazem parte do governo Nélio, pelo bom trabalho realizado e isso é muito justo. E nem adianta candidato a Prefeito derrotado no 1º e apoiou Zé no 2º querendo espaço. Se tiver, será mínimo. Os 3 que ficaram para traz não somaram absolutamente nada. Vai rolar mágoa, mas justiça seja feita.

Agora, o alvoroço fica por conta de quem está aguardando a lista dos Secretários e seus agregados. Já chegou por aqui que tem gente sem dormir, outros estão sem fome, tem um que treme noite e dia, outro que já fez tanta promessa para Nossa Senhora da Conceição que a Santa não aguenta mais, e mais um que passa quase 24 horas dentro da igreja e já deixou o pastor de cabelo em pé com a conta de energia que vai pagar.

Com informações do Repórter Curimatá, só de bubuia finalizando os últimos compromissos do ano com os parceiros do blog, direto do Fundo do Rio.

NÉLIO AGUIAR EM BRASÍLIA NO COMBATE AOS INCÊNDIOS

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve em Brasília nesta semana para uma série de reuniões estratégicas com a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, além de representantes do Ibama, ICMBio e do Ministério das Cidades. O objetivo principal dos encontros foi reforçar a necessidade de ações articuladas no enfrentamento aos incêndios florestais e na fiscalização ambiental na região.

Durante as reuniões, o prefeito entregou um manifesto oficial solicitando maior integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais no combate às queimadas, que têm causado impactos significativos na Amazônia e, consequentemente, no município de Santarém. "Nossa região enfrenta desafios complexos que exigem uma resposta coordenada e eficaz. Precisamos unir esforços para proteger nossas florestas e garantir a sustentabilidade ambiental", destacou Nélio Aguiar.

O documento apresentado pelo gestor municipal enfatiza a necessidade de recursos financeiros e logísticos para fortalecer as operações de combate ao desmatamento ilegal e às queimadas. Além disso, o manifesto propõe a criação de um plano emergencial que envolva ações preventivas e educativas junto às comunidades locais, buscando conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas práticas ilegais.

A Ministra Marina Silva reconheceu a gravidade da situação e reforçou o compromisso do governo federal em intensificar as ações de fiscalização na Amazônia. "Estamos trabalhando para ampliar a presença dos órgãos ambientais nas áreas críticas e garantir que os responsáveis por crimes ambientais sejam responsabilizados", afirmou a ministra.

A agenda em Brasília reflete a preocupação do prefeito Nélio Aguiar com o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. "Santarém é um município estratégico na Amazônia, e precisamos ser protagonistas na construção de soluções sustentáveis. Esse diálogo com o governo federal é essencial para avançarmos nesse caminho", concluiu o prefeito.

As reuniões resultaram em encaminhamentos importantes, como a formação de um grupo de trabalho interinstitucional para monitorar as ações propostas. A expectativa é que as medidas discutidas sejam implementadas nos próximos meses, contribuindo para a proteção do bioma amazônico e o fortalecimento da gestão municipal.

PIB DO BRASIL DESACELERA A 0,9%

O PIB do Brasil resolveu dar uma pausa no seu ritmo de dança e desacelerou para modestos 0,9% no terceiro trimestre. Parece que, depois de tanto samba no pé, ele resolveu trocar a gafieira por um bolero mais lento. Essa desaceleração já estava no script, como um spoiler que ninguém pediu, mas todo mundo já sabia. Falta de aviso é que não foi!

Os economistas, com suas bolas de cristal e gráficos coloridos, acertaram na previsão. É como se o PIB tivesse dito: "Vou dar uma segurada aqui pra não cansar vocês". Afinal, quem nunca precisou de um respiro depois de tanto esforço? O problema é quando o PIB, por conta de ações políticas completamente sem noção, resolveu dormir de vez!

Enquanto isso, a economia brasileira segue sem credibilidade, equilibrando-se entre altos e baixos como quem anda de carrossel: girando para cima e para baixo no mesmo lugar.

Então, brasileiros, respirem fundo e continuem acreditando. Quem sabe no próximo trimestre o PIB não resolve soltar um passinho mais animado? Por enquanto, vamos "celebrar" os 0,9% com aquele famoso jeitinho brasileiro: otimismo e uma boa dose de humor. Afinal, reclamar é impossível!

INCÊNDIOS NO PARÁ: FLAGRANTE DE CRIME AMBIENTAL

 

A situação ambiental do Pará está causando preocupação na população e nas autoridades. Nesta segunda-feira (02/11), o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar estará em Brasília para levar as demandas do município em relação às queimadas e fumaça, em Audiência no Ministério do Meio Ambiente.

O Governo do Pará enviou para o município 8 viaturas do Corpo de Bombeiros para o combate a incêndio florestal. Ainda, o efetivo de bombeiros foi aumentado, com 40 homens a mais para auxiliar nas ações. Serão 120, no total.

Entre os pedidos levados por Nélio Aguiar a Brasília, estão a intensificação da fiscalização e prevenção às queimadas. Além disso, será solicitada ao Ministério do Meio Ambiente uma grande operação do IBAMA na Região do Tapajós, com a utilização de aeronaves, já que o espaço a ser avaliado é muito grande, dificultando o acesso das equipes apenas com carros e embarcações.

Todas as ações têm como objetivos o combate e a prevenção de queimadas, assim como a identificação dos criminosos.

HOMENS SÃO FLAGRADOS ATEANDO FOGO

Na última sexta-feira (29/11), a 1ª Companhia de Policiamento Ambiental – CIPAMB realizou uma grande operação no Ramal do Divino, a 150km de Santarém. Foram identificados diversos focos de incêndio. Alguns indivíduos foram localizados ateando fogo na vegetação, mas conseguiram fugir do local, deixando para trás galões de combustível.

COMO FICARÁ A EQUIPE DE ZÉ MARIA TAPAJÓS?

Depois do período eleitoral e da poeira baixar, as movimentações sobre quem vai assumir cargos importantes dentro da Prefeitura de Santarém estão a todo vapor.

As principais pastas e que podem ser estratégicas para o sucesso da gestão de Zé Maria são Educação, Saúde, Infraestrutura e Turismo, devendo receber atenção especial.

Sobre quem poderá assumir, por lógica, alguns nomes devem ser indicados por partidos que fizeram parte da Coligação Juntos por Santarém que conta com Democracia Cristã, Federação BRASIL DA ESPERANÇA (PT/PC do B/PV), PROGRESSISTAS, Partido Democrático Trabalhista, Partido Renovação Democrática e Partido Social Democrático, além do MDB, partido de Zé.

Considerando o trabalho realizado por alguns Secretários na gestão do Prefeito Nélio Aguiar, a permanência deles poderia servir como uma continuidade interessante de trabalho. Temos como exemplo a Secretária de Finanças Josilene Pinto, Secretária de Habitação Vânia Portela e o Secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.

Outros cargos estratégicos também devem ser ocupados de forma técnica, com grande possibilidade de se manter alguns nomes, como na Coordenadoria de Comunicação e Contador Geral do Município.

Faltando um mês para Zé Maria Tapajós assumir a Prefeitura de Santarém, a população aguarda pela formação da equipe de governo.

ESTRATÉGIA DE GRUPO ELEGEU ZÉ MARIA TAPAJÓS

Depois de 36 anos, o MDB volta a comandar a Prefeitura de Santarém. Dando mais destaque para a disputa, foi a primeira vez que um Prefeito elege seu sucessor. Nélio Aguiar termina o seu segundo mandato transferindo a cadeira para Zé Maria Tapajós.

Vários fatores devem ser considerados, pois o conjunto de ações bem elaboradas, com a participação incansável de lideranças políticas e pessoas influentes, determinou a vitória emedebista. Falhas do grupo adversário também foram relevantes e tornaram a decisão do eleitor ainda mais certa.

Nélio Aguiar foi o exemplo para que Zé Maria Tapajós pudesse mostrar o que pode fazer, assim que assumir. Com entregas, quase diárias, de grandes obras, o atual Prefeito colocou seu nome no jogo e carregou grande parte da campanha, garantindo a continuidade de seu trabalho.

Como estrategista e articulador, com ampla experiência em campanhas eleitorais, o Deputado Federal Henderson Pinto acertou em suas estratégias, formando um grupo coeso e com os mesmos objetivos. No Segundo Turno, ainda teve a sensibilidade de avaliar e aproximar quem estava neutro, evitando maior crescimento do adversário.

O Governador Helder Barbalho não poupou esforços para permanecer o mais próximo possível de Zé Maria Tapajós, garantindo e fortalecendo o apoio até o último dia de campanha.

Como parte extremamente relevante, sendo o time que leva o nome do candidato a Prefeito, os candidatos a Vereador realizaram um trabalho memorável, tanto os eleitos, como os que não conseguiram alcançar o objetivo. Todos tiveram participação intocável, mostrando fidelidade ao grupo.

As escolhas feitas pelo grupo de Zé Maria fizeram a mensagem da campanha chegar de forma objetiva aos eleitores. Mesmo que o adversário tenha aumentado o número de votos no Segundo Turno, a maioria já havia decidido quem seria eleito.

FALHAS DO ADVERSÁRIO

Os erros cometidos pelo adversário tiveram uma influência direta na decisão. Muitos ainda acreditaram na "falsa direita" divulgada por ele, deixando de considerar sua vida política inteira em partidos e governos de esquerda. A ilusão que Bolsonaro o ajudou a criar, mesmo sem saber quem estava apoiando, não foi suficiente.

Ataques sem fundamento ao atual Prefeito, sempre rebatidos e com ações judiciais em andamento por informações falsas tiraram ainda mais o prestígio dele. Fora a falta de conhecimento sobre gestão e até mesmo sobre fiscalização, uma das suas funções como Vereador.

Um fato que deve ser absorvido por quem votou nele é exatamente sobre o que significa "direita" de verdade. Apenas estar filiado ao partido de Bolsonaro não transforma um esquerdista em direitista. Antes de votar por questões ideológicas de direita, é importante estudar o comportamento do candidato, saber se ele conhece a doutrina da direita, analisar se ele, ao menos, defende as pautas do espectro de direita. Caso não o faça, deve ser desconsiderado.

O QUE ESPERAR DE ZÉ MARIA TAPAJÓS

De acordo com as movimentações pós-campanha, observamos o Prefeito eleito em busca de parcerias e já realizando algumas atividades que podem levar benefícios reais a Santarém. Com a maioria dos Vereadores eleitos garantindo apoio, Zé Maria terá garantida a governabilidade. Isso facilita a gestão e agiliza os trabalhos para a solução de problemas e melhorias para o município.


Esta análise foi realizada pelo Blog do Acari, de acordo com o observado durante a campanha. Caso queira acrescentar informações, ou corrigir,  entre em contato pelo e-mail blogoacari@gmail.com.

E AGORA?

 


A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu... Depois de uma tentativa infrutífera de assumir o comando da cidade, o “broguêru” semianalfabeto vai terminar o ano chorando suas pitangas no banheiro. Enquanto ainda estamos em novembro, ele já deve estar desmontando o gabinete, já que vai ficar sem mandato, a partir do dia 1º de janeiro.

E nem adianta ficar reclamando na Câmara, nem no “brógui” dele e, muito menos, através de seus compadres revoltados em grupos de WhatsApp. Ninguém mais acredita no cara. Ainda mais depois que todo mundo ficou sabendo sobre seus “acessos” e “seguidores fantasmas”.

É daí para baixo. Sem mandato, sem profissão, sem moral e agora não tem nem como conseguir patrocínio de empresários, pois ninguém vai anunciar para aparecer a perfis fakes. Só se for muito burro para pagar uma coisa dessa. Se bem que tem louco para tudo. Até para votar em alguém como ele.

Oremos.

ZÉ MARIA TAPAJÓS É ELEITO PREFEITO DE SANTARÉM


O Segundo Turno das Eleições de 2024, em Santarém, foi um dos mais disputados. Zé Maria Tapajós (MDB) foi eleito com exatos 52% dos votos, enquanto JK do Povão ficou com exatos 48%.

A disputa foi marcada pela descoberta de um caso que deixou o candidato JK em uma situação desconfortável. A fuga de um bandido que teria sido facilitada por ele, ao deixar um cadeado do presídio de Santarém aberto foi o fato que travou o crescimento de JK.

Já Zé Maria Tapajós se manteve na apresentação de projetos, mesmo que JK e seus apoiadores fizessem ataques constantes. O apoio do Governador Helder Barbalho e do Deputado Federal Henderson Pinto, que conseguiram reunir lideranças influentes no município, foi decisivo para a vitória.

Resultado do 2º Turno, em Santarém-PA (TSE).
Resultado do 2º Turno, em Santarém-PA (TSE).

O Blog do Acari acompanhará todo o processo de transição de governo, assim como o mandato de Zé Maria Tapajós à frente do município de Santarém, sempre com foco na transparência da Administração Pública.

PESQUISA MOSTRA VITÓRIA DE ZÉ MARIA TAPAJÓS



Pesquisa realizada pela empresa DESTAK Publicidade e Marketing apresentou os resultados.

Veja como Santarém opinou:










CASO DA FUGA: CRIME, DEPOIMENTOS E REVOLTA POPULAR

 

O ladrão Cesar Sakaki, o “Japonês”, já possuía 3 condenações da Justiça, que somavam  27 anos de prisão, quando conseguiu escapar da cadeia, graças ao “esquecimento” de Juscelino Kubitschek Campos de Souza, o “JK do Povão”, hoje blogueiro e candidato a prefeito de Santarém.

Na época, Juscelino era agente prisional do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura (CRASHM), hoje Unidade de Custódia e Reinserção (UCR), de Santarém.

Juscelino deixou abertos o cadeado e a porta de grade da cozinha da penitenciária. Essa porta dava acesso à uma porta de saída para os fundos da penitenciária.

Assim, o Japonês passou facilmente pelas duas portas e pulou o muro da penitenciária. E sabe como ele fez isso? Com a ajuda de uma “Tereza”, uma corda improvisada com um vergalhão e lençóis amarrados uns nos outros.

Isso leva à certeza de que a fuga foi planejada: desde as portas e cadeados abertos, até a corda improvisada, para que ele pudesse pular o muro. Afinal, nenhum preso carrega lençóis e um vergalhão como se fosse a coisa mais natural do mundo.  

Na época, o Japonês já era um bandido perigoso: é preciso que um ladrão roube várias vezes, ameace as vítimas com arma e aja junto com parceiros, para que seja condenado a tanto tempo de prisão.

Mas foi em 2016, quando estava em liberdade condicional, que ele cometeu o seu crime mais nojento.

No dia 25 de fevereiro de 2016, ele e outro bandido, armados de revólver e faca, invadiram a casa de um cidadão, no bairro de Mararu.

O Japonês, o mais violento, ameaçou até mesmo estuprar a esposa, a enteada e a filha de apenas 3 anos do homem.

Foi um dia que ele jamais esquecerá.

Veja o relato da vítima: “Eu sou um trabalhador, pai de família. Infelizmente, eu fui assaltado na minha residência. A minha esposa, a minha filha de três anos de idade e a minha enteada, de 16, foram ameaçadas sexualmente. Infelizmente, não deveria ter acontecido isso, se esse candidato a prefeito de Santarém não tivesse deixado o cadeado aberto. Não tivesse deixado sair, fugir, esse tal de Japonês. Esse pai que tá aqui, pense no que eu passei, com uma arma na cabeça, ser humilhado, e prestes às mulheres da minha vida serem estupradas na minha frente”.

O delegado de polícia que investigou o caso, Ednaldo Souza, relata que, na época, o Japonês pertencia à uma quadrilha. “Essa quadrilha agia com bastante violência, sim. Eles eram conhecidos por essa violência extrema. E isso acaba atingindo pessoas inocentes. No caso, as vítimas, que foram submetidas a momentos de pânico, causados pelo Japonês”, conta o delegado.

Segundo ele, o Japonês e seu parceiro entraram na casa do homem “usando de violência, de arma de fogo”. E aí, o Japonês levou a mulher e sua enteada para um cômodo 'e obrigou-as a despir'".

Sindicância

Segundo a Sindicância Administrativa Disciplinar que investigou a fuga do Japonês, Juscelino confessou a culpa pelo ocorrido.

Na época, Juscelino era o responsável por trancar o cadeado da porta da cozinha. Mas disse que “pensou que a grade estivesse fechada, bem como o cadeado estivesse trancado, mas depois ficou sabendo que o cadeado não estava trancado direito”. Além disso, confessou que também não checou a porta que dava para os fundos da penitenciária.

Segundo a Sindicância, ele “reconheceu claramente que não fez o procedimento correto”. E o depoimento dele foi “uma inequívoca confissão de culpa”.   

Um agente prisional declarou à Sindicância que a atitude de Juscelino, “ao deixar a porta aberta que dá acesso ao muro, acabou por facilitar a fuga”.

Para a Sindicância, as provas apontavam  a “inarredável culpabilidade” de Juscelino. Mas como ele não estava mais na Susipe, o caso foi arquivado, já que ele não poderia mais sofrer punições administrativas.

Na ficha funcional dele, segundo certidão obtida na Corregedoria da Susipe, consta que, além da Sindicância, ele também respondeu a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), em 2009. A acusação foi de “responsabilidade administrativa ou funcional, por suposto comportamento desidioso”, o que significa negligência na execução de um serviço.

Hoje, Juscelino faz fama na região de Santarém como blogueiro, ao denunciar crimes e supostas irregularidades de outras pessoas.

DELEGADO REVELA OS DETALHES DA PRISÃO DE CÉSAR SAKAKI, O "JAPONÊS”

 


Recentemente, um personagem criminoso do passado teve sua história trazida à tona por um fato inusitado que está chocando a sociedade de Santarém. Cesar Sakaki, o “Japonês”, como era conhecido, que fugiu da penitenciária de Santarém depois que um Agente Prisional deixou um cadeado aberto, facilitando sua fuga. Este Agente Prisional era Juscelino Kubitscheck, o conhecido como JK do Povão, candidato a Prefeito de Santarém. Depois de solto, “Japonês” voltou a reunir sua quadrilha e praticar diversos crimes até ser apanhado novamente.

Em uma entrevista exclusiva, o Corregedor da Polícia Civil, Delegado Ednaldo Souza, na época foi o Delegado responsável por uma das prisões de César Sakaki, revelando detalhes sobre a operação que levou à captura de um dos criminosos mais perigosos da região. A quadrilha de Sakaki, segundo o Delegado, era composta por indivíduos de alta periculosidade, incluindo Rômulo, outro criminoso que estava foragido da penitenciária e era conhecido por sua extrema violência. “Durante suas ações, os criminosos sempre rendiam as vítimas, quando tinham mulheres eles mandavam tirar suas roupas, sempre na tentativa de cometer violações sexuais”.  

O delegado destacou que, no momento da prisão, “Japonês” não só confirmou sua participação em diversos crimes, como também fez uma confissão chocante: sua quadrilha estava planejando um sequestro iminente. "Encontramos uma casa onde o cativeiro já estava pronto. Dentro de um buraco havia um colchão, o que indica que a quadrilha já estava preparada para manter a vítima em condições sub-humanas", relatou o delegado.

A operação que culminou na prisão de Sakaki foi resultado de uma investigação minuciosa. À época, estes crimes não eram comuns em Santarém, então a sociedade estava em pânico porque eles estavam fazendo assaltos em série, além da violência que era realizada durante o ato criminoso. O Delegado explicou que Rômulo, o comparsa de Sakaki, era especialmente perigoso. "Ele fugiu da penitenciária há alguns meses e tem um histórico de crimes violentos, incluindo homicídios e assaltos à mão armada", acrescentou.

Cesar Sakaki foi capturado em uma residência que havia sido transformada em um verdadeiro quartel-general para suas atividades criminosas. "Esse grupo estava altamente organizado e pensando em fazer até sequestros, e a prisão de Sakaki desmantelou essa rede perigosa, a prisão do ‘Japonês’ representou uma importante vitória na luta contra o crime organizado na região na época," afirmou o Delegado.

SANTARÉM: JUSTIÇA ELEITORAL AFIRMA QUE PESQUISA DOXA É FALSA

A Justiça Eleitoral de Santarém suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela empresa DOXA Arte & Comunicação S/S LTDA, sob o número PA-07814/2024. A pesquisa, que foi contratada para medir a intenção de voto para prefeito de Santarém, foi impugnada pela coligação "Juntos por Santarém" após irregularidades no seu registro e metodologia.

De acordo com a decisão do juiz Sidney Pomar Falcão, da 83ª Zona Eleitoral. Com isso, a DOXA está proibida de divulgar os resultados, sob pena de multa diária de R$ 5.000, até o limite de R$ 25.000. A suspensão visa garantir o equilíbrio e a legalidade do processo eleitoral, evitando a divulgação de dados potencialmente distorcidos que poderiam influenciar o voto dos eleitores​

Além das falhas no registro da pesquisa, foi destacado que a DOXA apresentou inconsistências no total de entrevistas realizadas, informando números contraditórios entre 500 e 800 entrevistados, o que contribuiu para a impugnação. A decisão do juiz aponta que, ao permitir a divulgação de uma pesquisa com tais deficiências, haveria risco de desequilíbrio no processo eleitoral, podendo influenciar indevidamente a escolha dos eleitores.

A Coligação "Juntos por Santarém" foi responsável por levantar a questão judicial, alegando que a divulgação desses dados comprometedores poderia afetar a lisura da campanha e desviar o resultado da disputa. A empresa DOXA e os candidatos que utilizarem os dados dessa pesquisa estão, a partir de agora, proibidos de compartilhá-los, sob pena de multa.

Essa é uma medida importante para manter a transparência e garantir que o processo democrático siga respeitando as regras eleitorais, oferecendo aos eleitores informações corretas e dentro dos parâmetros exigidos pela legislação​.

FUGA DE PRESÍDIO CAUSA DESCONFORTO EM CAMPANHA

O caso que está deixando Santarém em alvoroço tem causado preocupação na equipe de campanha do blogueiro JK. Muita coisa tem sido ventilada, mas é importante se ater aos fatos e documentos da época.

Fizemos uma análise da situação e da Sindicância que apurou a fuga de um presidiário.

Noite de 10 de maio de 2009, 23h30. Enquanto a Penitenciária Agrícola de Santarém aparentava um silêncio rotineiro, algo estava prestes a ocorrer que abalaria o sistema prisional local e colocaria o agente Juscelino Kubitschek em rota de colisão com a lei.

Entre os presos, Cesar Masayuki Bezerra Sakaki, um criminoso de alta periculosidade, cumpria pena por furto qualificado. Temido entre os detentos, ele havia arquitetado um plano de fuga minucioso, contando com a colaboração de quem menos se esperava.

Segundo as investigações, JK do Povão, à época Agente da penitenciária e hoje candidato a Prefeito de Santarém, foi a peça-chave na fuga de Sakaki. De acordo com uma sindicância interna, JK deixou deliberadamente o cadeado da porta dos fundos aberta, permitindo que o criminoso escapasse sem maiores obstáculos.

Às 23h30, Cesar Sakaki pulou o muro da penitenciária e desapareceu, tomando rumo ignorado. Tudo apontava para a facilitação direta de JK, que confessou durante o processo administrativo. "Sim, eu deixei o cadeado aberto", afirmou o ex-Agente Prisional durante a sindicância. Sabendo das consequências de seu ato, JK optou por pedir demissão antes que fosse oficialmente punido.

Sakaki, depois de fugir da penitenciária, teria violentado uma criança.

Hoje, 15 anos após o incidente, JK do Povão tenta construir uma imagem de defensor dos interesses populares em Santarém, mas a sombra desse episódio continua a pairar sobre sua trajetória pessoal e política. O homem que facilitou a fuga de um criminoso agora busca o comando da cidade, mas os fatos de seu passado não podem ser esquecidos.

A pergunta que fica para os eleitores de Santarém é: estão prontos para confiar no homem que, ao invés de cumprir seu dever, permitiu um perigoso criminoso a escapar da justiça? Apesar do tempo, este fato não pode ser ignorado.

O Blog do Acari está aberto para explicações.

FUGA DE PRESÍDIO PODE DESTRUIR CANDIDATURA

 


Um fato que está chamando atenção da população de Santarém pode acabar com a campanha do blogueiro JK. Trata-se de uma possível “facilitação” de fuga de um homem que estava preso na Penitenciária Silvio Hall de Moura.

A situação ocorreu em 2009, quando JK era Agente Prisional e responsável por trancar o cadeado de uma porta da cozinha que levava aos fundos da penitenciária. Ao deixar o cadeado aberto, JK teria deixado caminho livre para a fuga do preso Cesar Sakaki.

Após Sindicância instaurada pela SUSIPE para apurar o fato, a Comissão Apuradora da Corregedoria Geral Penitenciária apresentou o Relatório Conclusivo, no qual é citado o depoimento de JK, assumindo que “pensou que a grade estivesse fechada”, reconhecendo, ainda, que não realizou o procedimento de vistoria correto.

Embora JK tenha assumido o erro, a Comissão entendeu que, ao confessar, ele assume a culpa pela fuga do presidiário. Ele largou o cargo de Agente Prisional, escapando se ser indiciado.

Dentre os inúmeros questionamentos que surgiram na época, ficaram a dúvida sobre a incompetência de JK em ocupar um cargo de grande responsabilidade, assim como a possibilidade de ter facilitado de forma proposital a fuga do presidiário. O assunto não foi comentado pelo blogueiro durante muitos anos.

O blog está à disposição para mais esclarecimentos.

SANTARENO REVOLTADO COM BLOGUEIRO

Um seguidor do Blog do Acari enviou seu desabafo sobre o candidato a Prefeito de Santarém, JK. No texto, ele mostra descontentamento com o mandato de Vereador e chama JK de "alpinista político".

Confira o texto:

"Boa noite Acari. Publica isso aqui no teu blog. Todo mundo revoltado com esse JK. Esse papo furado dele de ser Bolsonaro é ridículo meu amigo. O cara mente muito. Todo mundo sabe que ele vivia pendurado na saia da Maria, depois do Lira Maia, depois do Alexandre Von. Nunca conseguiu nada e agora vem mentir pra se aproveitar do Bolsonaro.

Conversei com uns amigos que acompanham a política de Santarém bem de perto e fizemos uma varredura no mandato do JK. Percebemos que nos anos de eleição ele simplesmente diminuiu as atividades de Vereador. Mesmo já sendo bem fraquinho. Só gritaria e mais nada.

Em 2021 e 2023 ele apresentou vários Requerimentos e Pedidos de Informações quando ele não foi candidato. Mesmo assim foi muito barulho e quase nenhuma solução.

Em 2022 ele foi candidato a Deputado Estadual. O número de Indicações, Requerimentos e Pedidos de Informações apresentados pelo JK caiu pra menos da metade, quer dizer que ele se preocupa mais em conseguir cargos mais altos na política sem responsabilidade nenhuma com os eleitores que colocaram ele na Câmara de Vereadores.

Em 2024 ele abandonou de vez o cargo de Vereador pra tentar a vaga de Prefeito, fazendo um alpinismo político completamente ridículo. JK não apresentou um Projeto de Lei sequer, ele fez uma única Indicação e 15 Pedidos de Informações.

O pior fica quando analisamos as outras coisas que ele tinha que fazer mas não fez. Ele apresentou só 4 Projetos de Lei Ordinária durante o mandato todo e foi autor e co-autor de 19 Moções. Ou seja, ele fez mais homenagens do que apresentou soluções pra Santarém.

Como é que um cara desse ainda tem coragem de querer ser Prefeito se não prestou nem como Vereador? Você tem alguma resposta meu amigo? O cara só quer status e salário garantido, meu mano!".

A opinião é pessoal do nosso seguidor que pediu para não ser identificado.

O Blog do Acari fica à disposição para esclarecimentos.