PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Iniciativa alcança mais de 150 escolas com ações preventivas e de promoção à saúde.

A Prefeitura de Santarém, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), avança na execução do Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia que une saúde e educação para garantir o desenvolvimento integral de estudantes da rede pública. Com apoio da Escola de Ensino Técnico do Pará (Eetepa) e do Instituto Federal do Pará (Ifpa), o programa amplia seu alcance, beneficiando comunidades urbanas, ribeirinhas e de planalto.

Abrangência e estrutura

Atualmente, o PSE atende 151 instituições de ensino em Santarém, incluindo creches, escolas municipais e estaduais, distribuídas em:

  • 85 unidades na área urbana;
  • 27 no planalto;
  • 39 em comunidades ribeirinhas.

As atividades são realizadas mensalmente, com cronograma alinhado às escolas para evitar interferências pedagógicas. “O planejamento conjunto garante eficiência e respeito à rotina educacional”, explica Danila Juliana Sousa, coordenadora do PSE e integrante do Núcleo Técnico de Saúde da Semsa.

Temas prioritários e objetivos

Ao longo do ano, as equipes de saúde abordam 14 eixos temáticos, como:

  • Saúde sexual e reprodutiva;
  • Combate à Covid-19 e ao Aedes aegypti;
  • Saúde mental e prevenção ao uso de drogas;
  • Atualização vacinal e saúde bucal;
  • Direitos humanos e prevenção da violência.

Criado em 2007 por decreto federal, o PSE visa:

  1. Promover saúde e educação integrais;
  2. Reduzir vulnerabilidades socioeconômicas;
  3. Fortalecer a conexão entre unidades de saúde e escolas;
  4. Ampliar o acesso ao SUS.

Encaminhamentos e ações práticas

Quando identificadas necessidades específicas, como consultas ou exames especializados, os casos são direcionados à Central de Regulação da Semsa, seguindo os protocolos do SUS. Nesta quarta-feira (29/10), por exemplo, a UBS Jutaí/Urumari realizou atualização vacinal e avaliação antropométrica na Escola João Batista Mileo (bairro Urumari).

Francisca Rabelo, enfermeira da UBS, reforça:
“Monitoramos crescimento, peso e situação vacinal, além de identificar dificuldades auditivas, visuais ou de aprendizagem. Casos complexos são encaminhados para acompanhamento especializado.”

Todas as ações são registradas pelas UBS e integram relatórios enviados ao Ministério da Saúde, consolidando o impacto do programa na saúde pública local.


O PSE exemplifica como políticas intersetoriais podem transformar realidades, garantindo que saúde e educação caminhem juntas para o desenvolvimento comunitário.


Informações: CCOM - Prefeitura de Santarém.

OBRAS EMERGENCIAIS NA ORLA DE SANTARÉM ALCANÇAM 60% DE EXECUÇÃO

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), avança rapidamente nas intervenções emergenciais na orla da cidade, com 60% dos serviços já concluídos. As ações buscam resolver problemas crônicos de erosão e desgaste estrutural, garantindo segurança para moradores, comerciantes e turistas que frequentam o local.

Principais Intervenções em Andamento

  1. Reforço do Muro de Arrimo
    Estruturas de gabião (blocos metálicos preenchidos com pedras) estão sendo instaladas para conter a pressão do rio e evitar deslizamentos. A técnica aumenta a estabilidade da margem e protege a base da orla.

  2. Recuperação da Drenagem Pluvial
    O sistema, que sofria com obstruções há anos, foi redesenhado com canalização direcionada a um único ponto de saída. A mudança elimina acúmulos de água e resíduos, reduzindo danos ao pavimento.

Previsão de Conclusão e Próximas Etapas

O secretário de Infraestrutura, Sérgio Melo, destacou que as obras devem ser finalizadas em novembro de 2025, permitindo o uso pleno do espaço pela população. “Esta etapa emergencial é crucial para estabilizar a estrutura. Após a conclusão, faremos uma revitalização provisória para acesso seguro de pedestres e veículos leves”, afirmou.

Projeto Definitivo: Requalificação de R$ 50 Milhões

Em paralelo, a Prefeitura encaminhou ao Ministério das Cidades um projeto de requalificação total da orla, com foco em:

  • Acessibilidade: Calçadas adaptadas, mobiliário urbano e iluminação moderna para garantir autonomia a pessoas com deficiência.
  • Recuperação de Áreas Críticas: Trecho entre Mascotinho e Praça Gigi Alho, incluindo regiões próximas à Caixa Econômica Federal e ao Terminal Fluvial Turístico (TFT), historicamente afetadas por afundamentos.

“Será um marco urbano e turístico, integrando segurança, conforto e valorização do potencial natural da orla”, ressaltou Melo.

Impacto no Desenvolvimento Local

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com infraestrutura de qualidade e espaços públicos inclusivos. A transformação da orla, símbolo da identidade santarena, promete impulsionar o turismo sustentável e consolidar Santarém como destino de referência na região.

Com informações da Prefeitura de Santarém.


Destaques:

  • Técnica de gabião para contenção de erosão.
  • Sistema de drenagem otimizado contra inundações.
  • Projeto futuro inclui paisagismo e iluminação moderna.
  • Investimento total previsto: R$ 50 milhões (obras definitivas).

Informações: CCOM - Prefeitura de Santarém.

O QUE REALMENTE DEVE FAZER UM VEREADOR


Descubra o que faz um vereador, quais são suas funções, poderes e limitações. Saiba como acompanhar e cobrar o trabalho dos parlamentares da Câmara Municipal.

Você sabe o que um vereador realmente faz em Santarém-PA?


Em época de eleição, essa é uma das perguntas mais comuns — e também uma das mais mal respondidas.
Enquanto alguns acreditam que o vereador tem poder de “fazer obras”, outros acham que ele serve apenas para “aprovar leis”. A verdade está no meio: o vereador é o elo entre o povo e o poder público, com funções específicas e limites claros.

Vamos entender, de forma prática, o que está — e o que não está — dentro das atribuições de um vereador santareno.

Criar e aprovar leis municipais

A função mais conhecida do vereador é legislar.
Na prática, ele elabora, discute e vota projetos de lei que tratam de temas locais, como transporte, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura e segurança pública.
Essas leis complementam as normas estaduais e federais, adaptando-as à realidade de Santarém.

Além dos projetos, os vereadores também apresentam requerimentos, indicações e moções, instrumentos usados para cobrar melhorias ou sugerir políticas públicas ao Poder Executivo.

Fiscalizar as ações da Prefeitura

Outra função essencial do vereador é fiscalizar o Executivo municipal, ou seja, acompanhar o trabalho da Prefeitura.
Eles analisam gastos, contratos, licitações e execução de obras, garantindo que o dinheiro público seja bem utilizado.

Segundo o portal da Câmara Municipal de Santarém, cabe aos vereadores “aprovar gastos e fiscalizar as ações da Prefeitura”.
Isso inclui visitar obras, pedir informações oficiais e convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos.

Representar o povo de Santarém

O vereador também atua como representante direto da população.
Ele é a voz dos bairros, comunidades e vilas, levando as demandas do povo para o debate político.
Mesmo sem poder executar obras, o vereador pode indicar e cobrar melhorias ao prefeito e aos secretários.

Por isso, a atuação parlamentar vai muito além do plenário — ela começa nas ruas, ouvindo as pessoas e conhecendo os problemas de perto.

O que o vereador não pode fazer

Um erro comum é achar que o vereador tem poder de execução — como contratar servidores, construir escolas ou liberar verbas.
Na verdade, essas ações são exclusivas do Prefeito, não do Legislativo.

O vereador não pode:

  • Executar obras públicas;

  • Contratar funcionários;

  • Liberar recursos do orçamento;

  • Interferir nas funções do Executivo.

Seu papel é legislar, fiscalizar e representar — nada além, mas também nada menos.

Como acompanhar e cobrar o trabalho dos vereadores

Fiscalizar os fiscais também é papel do cidadão.

Você pode acompanhar todas as ações da Câmara de Santarém acessando o portal oficial: 
https://santarem.pa.leg.br/

Lá é possível ver:

  • Projetos de lei em tramitação;

  • Gastos do Legislativo;

  • Notícias sobre sessões e audiências públicas.

Participar, assistir às sessões e cobrar transparência são formas diretas de fortalecer a política local.

O vereador é a base da democracia municipal.
Em Santarém-PA, seu papel vai muito além do discurso: ele é quem cria leis, fiscaliza o Executivo e representa as necessidades do povo.
Mas, para que isso funcione de verdade, é preciso que o cidadão também participe — cobrando, acompanhando e entendendo o que cada parlamentar faz (ou deixa de fazer).

Saber o que faz um vereador é o primeiro passo para exigir mais responsabilidade e resultados de quem foi eleito para te representar.


Fontes:

ORLA DE SANTARÉM SE ILUMINA DE ROSA EM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA

Evento da Prefeitura ofereceu serviços de saúde e reforçou a importância do diagnóstico precoce

A orla de Santarém (PA) viveu uma noite de conscientização e cuidado na última quarta-feira (22/10), durante mais uma edição da campanha Outubro Rosa. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a UBS Aldeia/Fátima/Laguinho, a iniciativa reuniu centenas de pessoas em uma programação que combinou serviços de saúde, educação e lazer.

Das 18h às 20h, moradores e turistas que circulavam pelo local puderam aferir pressão arterial, realizar testes de glicemia e receber orientações sobre autocuidado em uma blitz educativa. A ação contou ainda com agentes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) para garantir segurança e organização no fluxo de veículos.

Maria Aldenice Silva, 51 anos, vendedora local, destacou a acessibilidade do evento:
"Vi o movimento enquanto passeava e resolvi checar minha saúde. Essas ações em locais movimentados são essenciais – muitas vezes a gente não tem tempo de ir até uma unidade de saúde".

A enfermeira Caren Barros, uma das organizadoras, explicou a estratégia:
"Escolhemos a orla por ser um espaço democrático. Aqui alcançamos desde jovens até idosos, inclusive homens, que também participaram da aula de dança inclusiva que promovemos".

Números e impacto

  • 123 atendimentos realizados
  • Distribuição de material educativo sobre prevenção
  • Aula coletiva de dança com participação intergeracional

A campanha reforçou que, embora o Outubro Rosa (movimento internacional de combate ao câncer de mama) tenha foco especial neste mês, os serviços de saúde da mulher permanecem ativos o ano todo nas UBS. O SUS mantém programas contínuos de incentivo ao autoexame, consultas regulares e educação em saúde, lembrando que a detecção precoce aumenta em 95% as chances de cura.

"Cuidar da saúde feminina é compromisso diário, não apenas em outubro", finaliza a nota da Semsa, convidando a população para os serviços disponíveis nas unidades de saúde do município. Informações: CCOM - Prefeitura de Santarém.

ACARI NEWS: EDIÇÃO “CLIMA PESADO”

O ambiente dentro da Câmara de Vereadores de Santarém ficou tenso, depois da aprovação de uma Moção. Não é só mais uma, trata-se de uma homenagem para um blogueiro que tem atacado a atual gestão municipal com frequência. O problema é que a maioria dos Vereadores está na base do Prefeito.

Foi um tiro no pé, já que quem votou a favor, justamente por ser da base, sofre os ataques do blogueiro por tabela. Ficou um negócio sem sentido e ninguém sabe se eles estavam prestando atenção, ou se fizeram de propósito. Sabemos que muitas votações são feitas nas coxas, correndo e pode ser que estavam distraídos, mexendo no celular e ficaram em silencio, aprovando a Moção.

O certo é que a situação lá dentro ficou delicada, pois ninguém mais sabe quem é quem. Agora a parada vai ser justificar para os eleitores que estão do lado do governo e votaram nos Vereadores que aprovaram. Vamos aguardar.

Com informações do Repórter Aracu-da-Cabeça-Gorda, observando atentamente o que sugere ser “fogo amigo”, direto do Fundo do Rio.

A MONTANHA DE LEIS EM SANTARÉM: O CUSTO DA LEGISLAÇÃO DESNECESSÁRIA

Na Câmara Municipal de Santarém, o ano de 2025 tem se mostrado um período de intensa produção legislativa. Contudo, ao analisar a pauta de votações e a lista de Projetos de Lei Ordinária (PLO) apresentados, uma questão crucial se impõe: a qualidade e a relevância social dessas propostas em face dos grandes desafios que a população santarena enfrenta.

Muitos projetos, embora de natureza bem-intencionada ou simbólica, acabam desviando a atenção e o tempo do plenário e das comissões, gerando o que a crítica política chama de "legislação de baixo impacto" ou, em casos mais flagrantes, "leis desnecessárias".

Uma análise dos projetos protocolados por alguns vereadores revela uma tendência preocupante de focar em questões triviais ou de competência do Executivo, em vez de concentrarem esforços em melhorias estruturais, como saúde, educação e infraestrutura.

As Categorias da Legislação Questionável

Os PLOs identificados nos registros de 2025 demonstram como o trabalho legislativo pode se afastar das prioridades essenciais.

1. A Lei Autopromocional: A placa fala mais alto

Um exemplo que beira o conflito de interesses é o PLO 71/2025, que dispõe sobre a "INCLUSÃO DE NOMES DE VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM, NAS PLACAS DE INAUGURAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS".

Embora o projeto tenha sido aprovado pela Câmara, acabou sendo vetado. A simples apresentação e aprovação de tal proposta gerou críticas, pois o ato de incluir o nome de um parlamentar em uma placa de obra financiada pelo dinheiro público é visto como autopromoção e não como uma função legislativa.

2. O Festival das Datas Comemorativas (Leis Calendário)

A proliferação de datas comemorativas municipais consome tempo de tramitação e engorda o rol de leis sem impacto prático na vida do cidadão. O PLO 1444/2025, que "INSTITUI O DIA MUNICIPAL DO CORREDOR DE RUA", é um exemplo clássico de "Lei Calendário".

PLO 2405/2025 e PLO 2406/2025: Dispõem sobre a obrigatoriedade de triagem para Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o uso do instrumento M-CHAT-R no ato da matrícula e nas UBSs. Embora o tema seja relevante, a legislação que fixa um instrumento técnico específico (M-CHAT-R) pode configurar microgestão, engessando a Secretaria de Saúde ou Educação e impedindo a atualização ou substituição do protocolo por um instrumento mais moderno ou adequado, sem a necessidade de outra lei.

Enquanto a instituição de um dia pode ser um gesto de reconhecimento, a criação incessante dessas datas obscurece a necessidade de legislar sobre temas cruciais como segurança pública e saneamento básico.

3. Microgerenciamento do Executivo e do Trivial

Outra área de excesso é a tentativa de microgerenciar detalhes operacionais ou criar programas que poderiam ser implementados por decreto do Executivo Municipal.

  • O PLO 4107/2025, que institui o “PROGRAMA DOMINGO DE LAZER” (com feira de artesanato e gastronomia), é um exemplo de projeto que poderia ser melhor gerido pela Secretaria de Cultura ou Turismo, através de ações administrativas ou normativas próprias do Executivo, sem a rigidez de uma lei municipal.

4. O Excesso de Simbolismo e Redundância

Projetos que buscam legislar sobre o simbolismo cívico ou cultural também se destacam, levantando a questão da sua real necessidade.

  • O PLO 3217/2025 propõe a "OBRIGATORIEDADE DA EXECUÇÃO DO HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM EM EVENTOS OFICIAIS". Embora a execução do hino seja um ato cívico relevante, a sua obrigatoriedade é, na maioria das vezes, já estabelecida por normas de cerimonial, tornando a lei redundante.

  • Similarmente, o PLO 4089/2025 busca "DECLARAR O HINO DE SANTARÉM COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL". O hino já possui valor cultural intrínseco, e a declaração via lei pode ser vista como um gasto de energia legislativa para formalizar algo já amplamente reconhecido.

  • PLO 2516/2025: Dispõe sobre a obrigatoriedade de cumprimento de prazos para atendimento de Requerimentos aprovados pela Câmara. Tentar obrigar o Poder Executivo a cumprir prazos através de Lei Ordinária pode gerar um conflito de poderes, uma vez que a relação entre a Câmara e o Executivo quanto aos requerimentos é de fiscalização e cooperação, e o não atendimento pode ser motivo de cobrança política, mas dificilmente de uma lei que obrigue o Executivo em sua própria administração interna.

5. Projetos de Lei de Temas Polêmicos sem Abrangência Municipal

PLO 4110/2025: Dispõe sobre a divulgação da demanda e lista de espera por vagas em creches públicas, em consonância com a Lei Federal nº 14.685/2023. Se a lei municipal é "em consonância" (ou seja, repete o teor) de uma Lei Federal que já está em vigor, ela é desnecessária e apenas duplica uma obrigação já existente na esfera municipal.

Propostas que tocam em temas de competência federal ou estadual, ou que ferem o princípio do Estado laico, frequentemente geram controvérsia e pouca eficácia legal. O PLO 4408/2025, que "AUTORIZA A UTILIZAÇÃO DA BÍBLIA COMO RECURSO PARADIDÁTICO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA", é um exemplo.

A inclusão de material didático cabe primariamente à Secretaria Municipal de Educação, baseada em diretrizes pedagógicas, e não ao Legislativo, sob risco de invadir a esfera de competência do Executivo e da própria União, que estabelece as bases da educação nacional.

Conclusão: O Apelo à Produtividade

A Câmara Municipal de Santarém tem o dever de ser o epicentro do debate e da criação de soluções para os problemas concretos da cidade. O foco em PLOs sobre placas, datas comemorativas ou o volume de sirenes nas escolas, enquanto questões de saúde, saneamento básico e emprego aguardam respostas, sinaliza uma inversão de prioridades.

É fundamental que os vereadores direcionem sua capacidade de trabalho para matérias que exigem a intervenção legislativa, como a fiscalização rigorosa do Executivo e a criação de marcos legais que promovam o desenvolvimento econômico e social, em vez de aumentar a burocracia com um festival de leis desnecessárias. O eleitor espera representatividade focada na produtividade e na solução dos problemas reais.

  • SANTARÉM FORTALECE INFRAESTRUTURA RURAL COM MODERNIZAÇÃO DE PONTES ESTRATÉGICAS

    Investimentos promovem segurança, escoamento agrícola e conectividade nas comunidades.

    A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), finalizou a reconstrução das pontes de madeira do Tira Ressaca e Areia Branca, localizadas no Eixo Forte, zona rural do município. As novas estruturas, entregues nesta terça-feira (21/10), representam um marco no desenvolvimento da infraestrutura local, garantindo maior segurança no tráfego de veículos e pedestres, além de otimizar o transporte da produção agrícola.

    Modernização e segurança
    As antigas pontes, deterioradas pelo tempo, apresentavam riscos à população. As obras incluíram:

    • Substituição integral da madeira;
    • Reforço estrutural da base e estacas elevadas para resistir a cheias;
    • Ampliação da largura para acesso de veículos de diferentes portes;
    • Instalação de guarda-corpos e corrimãos laterais;
    • Sinalização horizontal e vertical conforme normas de trânsito.

    Impacto social e econômico
    O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, ressaltou o compromisso da gestão: "Seguindo as diretrizes do prefeito José Maria Tapajós, priorizamos obras que elevam a qualidade de vida no campo. Essas pontes não só garantem segurança, mas também fortalecem a economia local ao facilitar o escoamento de produtos."

    Investimentos e parcerias
    Executada pela empresa IRS Empreendimentos LTDA com recursos do Tesouro Municipal, a iniciativa consumiu R$ 192.405,72. A ação integra um plano contínuo da Semap, que já recuperou estradas vicinais e outras pontes, consolidando Santarém como referência em infraestrutura rural na região amazônica.